terça-feira, 5 de abril de 2016

Sobre ervas daninhas, autismo e desenvolvimento

Você pode matar as ervas daninhas ou fortalecer a grama!

Muitas pessoas que estão tentando cultivar uma grama bonita se dedicam a matar as ervas daninhas. No entanto, apenas matar as ervas daninhas não ajuda a desenvolver uma grama forte! Por meio da fertilização da grama e de ajuda para fazê-la crescer mais forte, o gramado supera as ervas daninhas já que têm menos chances de crescer.

Isto também se aplica às crianças! No começo, a tendência é tentarmos "mudar" nossa criança, nos concentrando em habilitá-la em suas vulnerabilidades e suas fraquezas para torná-la menos "autista". Nós nos concentramos nos aspectos negativos do "autismo", e tentamos "mudá-los”. Contudo, ao nos concentrarmos tanto em seus déficits, muitas vezes, invalidamos nossa criança; involuntariamente comunicando que é defeituosa e precisa ser consertada. Ao nos concentrarmos em "alterar" os seus pontos fracos, muitas vezes não promovemos uma pessoa mais forte. Em vez disso, muitas vezes, enfraquecemos sua identidades e auto-estima.

Do mesmo modo que matar as ervas daninhas não vai necessariamente deixar a grama mais forte, precisamos "fertilizar" os pontos fortes das crianças para torná-las mais fortes. Precisamos promover seus pontos fortes e suas preferências, o que realmente as define, para que desenvolvam seu "verdadeiro eu." Ao usar as suas preferências para promover seus pontos fortes, as crianças vão crescer e se desenvolver até o ponto em que elas possam usar seus pontos fortes para compensar seus pontos fracos. É claro que vamos usar estratégias para compensar problemas sensoriais, ajudar a aliviar as vulnerabilidades de seu sistema imunológico, e prover para que seja saudável. Queremos lhe ensinar habilidades de comunicação, habilidades de vida e habilidades sociais, mas fazê-lo no âmbito da promoção de seus pontos fortes e suas preferências. Ajude as crianças a crescerem em seu verdadeiro potencial. Apoie a criança para que floresça e deixe a flor desabrochar – não tente transformar uma margarida em um rosa!

Todas as crianças, independentemente de suas dificuldades, têm pontos fortes e preferências que definem quem são. Precisamos observar de perto, ouvir e apoiá-las para que se tornem aquilo que o seu potencial vai definir. Isto é verdadeiro para todas as crianças, não apenas para aquelas no espectro. Vamos apoiá-las em sua identidade e ajudá-las a se tornarem quem elas devem ser. Ajude- as a desenvolver seus pontos fortes, e valide os seus interesses para promover esses pontos fortes. Você vai encontrar não só uma maior aceitação, mas também um desenvolvimento mais rápido e uma pessoa emocionalmente mais forte. Concentre-se no potencial, não no déficit, e você vai ver mais potencial!

Da série "Pontos Fortes e Interesses" no livro verde "Autism Discussion Page on Anxiety, Behavior, School and Parenting Strategies”. Para aquisição na Amazon do Brasil (do original em inglês), clique AQUI.

Tradução livre e autorizada pelo autor Bill Nason. Para ler o post original publicado no Facebook em 04/04/2016, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário